ISSN 2318-0676

O nome Doctrina E@D foi escolhido com o intuito de expressar um conjunto de práticas que permitam o registro e a disseminação de ensinamentos, de forma a contribuir para a divulgação de novos campos em educação a distância.

A revista é editada pelo Grupo de Estudo de Educação a Distância, departamento da Unidade de Ensino Médio e Técnico do Centro Paula Souza, que tem dentre seus objetivos, pesquisar e analisar recursos tecnológicos de informação e comunicação, buscando a inovação educacional em ações de educação a distância.

Embora concebida como publicação eletrônica, a revista possui formato de publicação impressa, possibilitando que seus artigos sejam reproduzidos ou salvos na extensão "Portable Document Format" (pdf), e inicialmente, sua periodicidade será quadrimestral.

A educação a distância vem se tornando objeto fundamental de estudo para quem está refletindo sobre os caminhos da educação numa sociedade cada vez mais conectada digitalmente e preocupada com novas possibilidades de democratização do ensino. Assim, para colaborar com essa discussão é com grande satisfação que nos lançamos neste projeto.

Como visão de futuro a Doctrina E@D pretende se tornar um amplo espaço científico-social de prestígio e reconhecimento para autores e instituições dedicados à prática da EaD.

Uma ótima leitura!

Profa. Dra. Sasquia Hizuru Obata
Graduada em Engenharia Civil; Mestre em Engenharia Civil pela Universidade de São Paulo e Doutora em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Mackenzie. Atualmente é professora da Fatec Victor Civita – Tatuapé e da Fundação Armando Álvares Penteado- FAAP.

Prof. Ms. José Vitório Sacilotto
Licenciado em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas; Mestre em Educação, área de História e Filosofia da Educação; Doutorando em Políticas, Administração e Sistemas Educacionais. Trabalha no Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza há 35 anos, tendo exercido, entre outras, as funções de secretário de faculdade, coordenador pedagógico, diretor de escola técnica e supervisor escolar.

Prof. Dr. Luiz Antônio Koritiake
Graduado em Tecnologia Mecânica e em Pedagogia, especialização em Administração e em Planejamento e Gestão da Educação Profissional. Mestre e Doutor em Educação. Atualmente Coordena o Programa de Formação Pedagógica para Professores do Centro Paula Souza. Atua como Professor Titular da Universidade de Sorocaba. É Membro do Conselho Municipal de Educação de Sorocaba.

Prof. Ms. Rogério Teixeira
Graduado em Administração, em Pedagogia e em Tecnologia em Edifícios; Mestre em Tecnologia. Atualmente é Diretor do Grupo de Estudo de Educação a Distância do Centro Paula Souza.

Prof. Ms. Welington Luis Sachetti
Mestre em Gestão e Avaliação da Educação Pública (2014) pela Universidade Federal de Juiz de Fora; Especialista em Designer Instrucional para EaD Virtual (2012) pela Universidade Federal de Itajubá e em Formação de Orientadores de Aprendizagem para Educação a Distância pela PUC/SP (2010); Licenciado em Letras pela PUC Campinas (1999). É professor do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza desde 2002 onde atualmente exerce a coordenação pedagógica e o designer educacional para novos cursos em EaD.

Profa. Dra. Fernanda Mello Demai
Possui Graduação (Bacharelado e Licenciatura) em Letras - Língua Portuguesa e Linguística - pela Universidade de São Paulo - São Paulo, Mestrado em Linguística (Semiótica e Linguística Geral - Lexicologia e Terminologia) e Doutorado em Letras (Filologia e Língua Portuguesa - Lexicologia e Terminologia do Português), pela mesma Universidade. Atualmente é Professora em Educação Profissional e Tecnológica e Diretora de Departamento do Grupo de Formulação e Análises Curriculares no Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza. É pesquisadora nas áreas: Linguística e Terminologia; Ensino de Língua Portuguesa e de Linguística; Currículo Escolar e Produção e Avaliação de Material Didático.

Estas diretrizes editoriais têm o objetivo de garantir instruções para submissão e publicação na revista Doctrina E@D, a qual é uma iniciativa do Grupo de Estudo de Educação a Distância (GEEaD) do Centro Paula Souza, de periodicidade semestral, cujo objetivo é realizar a promoção e divulgação de pesquisas na área de educação a distância.

Os artigos produzidos deverão ser inéditos e serão submetidos à análise da Comissão Editorial, a qual poderá ou não aceitar tais artigos, e eventualmente, sugerir modificações ao(s) autor(es), a fim de adequar os textos à publicação. O GEEaD e a Comissão Editorial não se responsabilizam pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por estes serem de inteira responsabilidade do(s) autor(es).

Todos os trabalhos serão submetidos à leitura de, no mínimo, dois pareceristas da Comissão Editorial, sendo garantido sigilo e anonimato tanto do(s) autor(es) quanto dos pareceristas. Os nomes e demais dados do(s) autor(es) informados serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros. As sínteses dos pareceres, em caso de aceite condicionado ou recusa, serão encaminhadas, pela Comissão Editorial, exclusivamente ao(s)autor(es).

O artigo deve conter em sua estrutura TÍtulo, Resumo, Palavras-chave, Introdução, Desenvolvimento e Conclusão/Considerações Finais. Deve considerar adequado tratamento para citações, correta indicação para ilustrações, tabelas e gráficos e apresentar a exposição de referencial utilizado. A escolha, pela Comissão Editorial, dos artigos para publicação priorizará a relevância e atualidade do tema e a abrangência do estudo. Cada parecerista, de forma individual, efetuará a análise, considerando o que se segue:

a) pauta nos aspectos técnicos do artigo, independente de o material ser controverso, contraditório ou mesmo contrário às sua teorias às teses em uso, mas que, tecnicamente, esteja adequado aos padrões de qualidade da revista Doctrina E@D.

b) o parecerista, em sua análise, poderá sugerir adequações quanto às terminologias utilizadas pelo(s) autor(es).

c) será recusado o artigo que fizer alusão depreciativa a qualquer indivíduo quer seja no âmbito pessoal ou profissional.

Centro Paula Souza - Grupo de Estudo de Educação a Distância
Praça Coronel Fernando Prestes, 74 - Bom Retiro - São Paulo - SP
01124-060

Prof. Thiago Tadeu Ferreira de Oliveira
Professor Coordenador EJA/EAD
Instrutor e Intérprete de Libras - Língua Brasileira de Sinais

doctrina@centropaulasouza.sp.gov.br

Novembro/2012 Julho/2013 Dezembro/2013 Julho/2014
Dezembro/2014 Julho/2015 Dezembro/2015

Período de envio de trabalhos: de 01 a 30 de Setembro de 2015.

Envie seu trabalho para: doctrina@centropaulasouza.sp.gov.br

1. A Revista
A Doctrina E@D é editada pelo Grupo de Estudo de Educação a Distância, departamento da Unidade de Ensino Médio e Técnico do Centro Paula Souza, que tem dentre seus objetivos pesquisar e analisar a inovação educacional em ações de educação a distância.

2. Os trabalhos
A temática da revista é Educação a Distância. Na categoria enquadram-se artigos que relatem como está a educação a distância nos dias atuais, e que aplicações ela vêm tendo no cenário da educação em nível médio, técnico e tecnológico seja com novas aplicações, metodologias, ambientes de aprendizagem, tecnologias etc.

3. Submissão dos Trabalhos
A submissão de Trabalhos para análise da Comissão Editorial é feita única e exclusivamente pelo e-mail doctrina@centropaulasouza.sp.gov.br. Ao submeter os Trabalhos, os autores ficam cientes e concordam com as normas editoriais da Revista.

4. Normas de Padronização
Os Trabalhos não devem ultrapassar quinze laudas e devem obedecer à norma culta da língua portuguesa, no formato ABNT.

Na primeira página o título em letras maiúsculas, em negrito e centralizado; abaixo do título o nome do (a) autor (a) e coautor(es) (no máximo dois) com identificação das instituições de origem, e e-mail do(s) autor(es); abaixo informar mini currículo e finalmente, resumo, palavras-chave, introdução, desenvolvimento e considerações finais/conclusão.

As notas de rodapé, sendo indispensáveis, devem ser colocadas no final do Trabalho, antes das referências bibliográficas.

Os títulos das seções internas devem estar em negrito e alinhados à esquerda. Os subtítulos devem ter recuo para parágrafo de 1,5 em relação aos títulos. Utilizar fonte Arial, tamanho 12 e espaçamento entre linhas de 1,5 linha.

5. Prazos
Aguardando Cronograma para o Segundo Semestre de 2016

Edição atual: Julho/2016